Benefícios da Musculação
Muitos procuram a prática da musculação apenas para fins estéticos, mas seus benefícios vão muito além disto.
Esta forma de treinamento de força contra resistência utilizando pesos (com barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) é utilizada para fins atléticos (por meio da melhora no desempenho de atletas) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc).
A resistência gerada por equipamentos para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas faz que este exercício realmente melhore a parte estética, pois faz com que os músculos trabalhem e ajuda a modelar o corpo. Só que há muito mais benefícios a considerar quando estes são executados corretamente e sob a avaliação de um profissional experiente.
A musculação tem o poder de eliminar gordura, aumentar a massa muscular e isto melhora a postura, pois os músculos se tornam mais resistentes, ajudando a sustentar o corpo sem sobrecarregar discos vertebrais e articulações. Já do ponto de vista neurológico, ao fazer musculação, seu cérebro fica mais eficiente no comando da massa muscular, ajudando na melhoria da sua memória, atenção e concentração.
A atividade também fortalece a frequência cardíaca, a pressão arterial e torna o coração mais saudável melhorando a circulação sanguínea pelo corpo. A prática de musculação ajuda a diminuir o estresse, regular o ritmo cardíaco, melhora o humor e aumenta sua capacidade de compreensão. Para quem está pensando em bem estar a musculação é uma ótima opção.
Quais patologias a Musculação ajuda a prevenir?
Vamos a elas, acompanhe a relação e a breve explicação.
Artrose: essa doença é o desgaste das articulações. Quando os músculos estão fortalecidos, a estabilidade das articulações é maior, promovendo menor desgaste entre os ossos.
Diabete: quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose.
Hipertensão: a musculação diminui a pressão arterial em repouso e se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial.
Osteoporose: a musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade dos ossos.
Musculação e hipertrofia muscular
A hipertrofia muscular é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos gerados pelo exercício físico. Esta resposta é uma adaptação ao estresse decorrente do aumento de tensão e/ou ph gerados no tecido muscular. A musculação é a forma mais eficiente de obter hipertrofia muscular. A hipertrofia não se deve somente à musculação. É necessária uma dieta adequada para suprir a perda de energia e possibilitar a construção do músculo. Mas atenção, uma dieta inapropriada acompanhada de musculação pode resultar em perda de conteúdo proteico no tecido muscular, pois o corpo utilizará as proteínas dos músculos para suprir as demandas energéticas.
Outra coisa importante, ter uma boa noite de sono é o ideal, porque é durante o período em que o corpo está “dormindo” que ocorre a sintetização dos hormônios anabólicos naturalmente. Além disso, é também durante o sono que o corpo aumenta a síntese proteica, recuperando a musculatura desgastada durante os exercícios musculação.
Veja mais razões para praticar exercícios com pesos
- Acelera o metabolismo;
- Aumenta a autoestima;
- Diminui a celulite;
- Aumenta a força e a resistência;
- Rejuvenesce a pele;
- Aumenta a flexibilidade;
- Diminui problemas de coluna.
Para evitar lesões ao se exercitar, é essencial o acompanhamento de um profissional de Educação Física, além de observar sua postura ele saberá indicar cargas adequadas de acordo com seu nível de aptidão. Seria bom se pudesse praticar musculação pelo menos 3 vezes por semana, sempre intercalando os grupos musculares para que tenha um intervalo mínimo de 48 horas para cada músculo exercitado. Ficam aí estas dicas valiosas para você.
2 Comentários
Faço parte importante do meu tratamento para coluna na Corpo e Forma e me sinto cada vez melhor! Embora com hérnias na região lombar e cervical, além de vértebras com desgaste (resultado de má postura e movimentos repetitivos), pratico todas as aulas de ginástica (step, jump, local e alongamento) e musculação, sempre orientada por excelentes profissionais! Atividade física bem feita é vida, é disposição, é cura!
Oi Letícia. É isso aí, seu comentário nos dá mais força e motivação para continuarmos nosso trabalho pensando sempre no bem estar e na saúde das pessoas.